Instituto Eduardo Magalhães

(11) 5539.1770

Tratamento sem Cirurgia das Hérnias e Protrusões da Coluna

Elimine a Hérnia de Disco, Aprenda o Autotramento e Cure seus Sintomas. Pagamento em Até 10x Sem Juros

Lesão e Desconforto na Coluna

Leia o Texto Completo Sobre Sua Dor!

Dados científicos comprovam que grande percentual da população apresenta lesões teoricamente importantes na coluna (hérnia de disco, protrusões, osteoartrose, espondilolistese), porém, praticam esportes de alto rendimento sem qualquer histórico de dor.

Portanto, não encare estas alterações de coluna como doenças incapacitantes, e sim, encare como uma lesão mal tratada, entenderam?

Algumas perguntas eu tenho certeza que vocês se fazem diariamente:

1. “Porque não melhora definitivamente minha dor nas costas se já tomei muitos antiinflamatórios que meus médicos indicaram?”

2. “Por que não melhoro fazendo a fisioterapia convencional com alongamentos dos músculos da coxa, coluna e aparelhos fisioterápicos que meu médico indicou?”

A resposta é muito simples: Porque a dor crônica (muito tempo) na coluna, seja de hérnia, protusões ou má postura, não é de origem inflamatória e sim por sobrecarga (dor mecânica) nos ligamentos, músculos, articulações e principalmente nos discos da coluna vertebral. Portanto, se não resolver a alteração mecânica da coluna (fig. 1 e 2) você terá sempre dor local e/ou irradiada (dor que vai para os braços, glúteos e/ou pernas).

Alteração Mecânica na Coluna

fig. 1: Alteração mecânica (Compressão da hérnia na raiz do nervo – Veja a seta na figura)

As alterações de discos da coluna (hérnias e protrusões) somente causam dores persistentes se o fator causal não é resolvido”, ou seja, a compressão do disco. Os estudos mostram que o disco se move para frente quando colocamos a coluna para trás e vice-versa.

Ou seja, dependendo da má postura mantida no trabalho e no cotidiano, a compressão do disco não diminuirá e sua dor tende a piorar ainda mais.

(Confira no vídeo abaixo, uma ressonância dinâmica da coluna cervical demonstrando que dependo da postura, seu disco intervertebral comprime ou não os nervos – veja a seta da imagem. O mesmo ocorre para coluna lombar! Continue lendo o texto depois da demonstração do vídeo)

Alteração Mecânica na Coluna

fig. 2: Ressonância magnética demonstrando a presença da hérnia nível L4-L5 e L5-S1 (alteração mecânica da coluna, veja o destaque em amarelo)

A mensagem que gostaria de deixar para vocês pacientes:

- Você é culpado por gerar dor na sua coluna!

- Por que tomar dezenas de medicações para dor se o problema é uma compressão do disco na raiz do nervo? (fig. 1);

- Receba o tratamento adequado do especialista e as orientações de reeducação da postura durante o trabalho e cotidiano, principalmente a maneira correta se sentar com auxílio de instrumentos que auxiliam a diminuição da pressão do disco na coluna. Lembre que você passa maior tempo do dia sentado!

Aprenda e pratique diariamente a terapia mecânica da coluna!

Leia abaixo sobre a terapia mecânica dos discos da coluna.

O que é Terapia Mecânica da Coluna?

Técnica utilizada pelos fisioterapeutas americanos e europeus há décadas, porém, chegou somente no Brasil em torno de 15 anos atrás.

Para vocês entenderem a importância do método, todos pacientes com dores crônicas com indicação cirúrgica nestes países somente operam se após avaliação do fisioterapeuta especialista neste método avaliar e verificar que mesmo diminuindo a compressão, porém, a dor persiste.

Em 90% dos casos daqueles pacientes que tinham indicação cirúrgica previamente à avaliação obtiveram resultados satisfatórios e voltaram à prática de esporte ou atividades do cotidiano.

O método consiste em realizar movimentos terapêuticos na coluna (após um processo de avaliação minucioso) auxiliado pelo terapeuta que automaticamente diminuirá a compressão do disco na raiz do nervo.

Ou seja, resolverá a alteração mecânica de compressão da raiz do nervo da coluna. Todos movimentos da coluna realizados após avaliação são precisos e indolores.

Tratamento da Coluna

fig. 3: Exemplo de uma das técnicas para alívio imediato da dor

Como funciona o tratamento mecânico de coluna utilizada pelo Dr. Eduardo Magalhães:

1. Avaliação minuciosa do fator causal da dor crônica na coluna (dor muscular? articular ? ou postural?).
Se for realmente o disco herniado o causador da dor, terapia mecânica será realizada e sua dor resolvida rapidamente. Normalmente, recomendamos em média 6 sessões para resolução do seu problema crônico de coluna ou mesmo afastar possível cirurgia que seus médicos neurocirurgiões indicaram;

2. Realizamos o tratamento rápido e eficaz da dor para alívio da pressão do disco na medula, normalmente em 2-3 sessões. (fig. 2);

3. O paciente sente o alívio da dor e inicia os exercícios de estabilização da coluna. Estes exercícios manterão a estabilidade e prevenirão as dores recorrentes da coluna;

4. Após a melhora clínica da dor, o paciente é treinado por mim para realização de exercícios domiciliares, os mesmos que aliviaram a dor aqui na clínica.
Ou seja, o paciente aprende o autotratamento mecânico da coluna (exercícios domiciliares e ergonômicos) e evita dores crônicas recorrentes. Normalmente nas outras 3 sessões. Quando o caso é muito mais grave, até 10 sessões é suficiente para o tratamento completo, tudo depende do resultado da avaliação inicial;

5. O paciente fica satisfeito com os resultados, pois tem uma coluna sem sintomas e bem fortalecida, recebe uma lista de exercícios domiciliares de coluna e retorna a prática esportiva ou atividades ocupacionais sem crises de dor.

Será que você se beneficiará com este método?

- Sua dor às vezes está na coluna, e às vezes no glúteo e vice-versa?

- Sua dor às vezes está no pescoço, às vezes no ombro e braço?

- Você sente incômodo dormindo? Rola na cama querendo encontrar uma posição confortável para a coluna?

- Tem dificuldades ou dor ao levantar da cama, porém, a dor vai melhorando depois de aproximadamente 2 horas?

- Sente dor quando fica sentado na frente do computador por longos períodos?

- Sente dor durante ou após algumas atividades do cotidiano como, varrer, digitar por longos períodos, agachar, pegar algo dobrando a coluna para frente, sentado na cadeira ou sofá por longos períodos?

Caso você se enquadre em pelo menos 2 itens acima, você tem 90% de chance de ser bem sucedido no tratamento.

Ligue e converse diretamente com Dr. Eduardo Magalhães para receber melhores esclarecimentos (11) 5539-1770.

Dúvidas frequentes sobre dor crônica na coluna

1. Qual o melhor método de tratamento? Existe?

Sim, existe!

Quando digito no google por exemplo, tratamento hérnia de disco coluna, leio cada absurdo... quiropraxia cura hérnia de disco, mesa de tração é o melhor tratamento para descomprimir a raiz do disco, osteopatia é a melhor solução, etc.

Na realidade, todas as técnicas são boas a curto prazo (resolução momentânea) para o alívio da dor, incluindo a massagem! Porém, nenhuma destas citadas resolve a causa da dor, ou seja, são boas para tratar sintomas e não o fator causal (você ficará visitando ortopedistas a cada 2 meses e fazendo milhões de ressonâncias... etc.).

A melhor técnica é aquela que tira a dor do paciente em 1 ou 2 sessões, e o terapeuta ensina o paciente a resolver e eliminar sua dor em casa, no trabalho, após prática esportiva, etc.

Na minha opinião, o paciente não pode ser dependente de profissionais (fisioterapeutas, médicos, quiropraxistas, osteopatas e massagistas) para alívio da sua dor e sim saber resolver qualquer crise de dor, realizando o autotratamento da coluna (terapia mecânica dos discos da coluna).

Lembrem-se, coluna é para sempre!

2. Mitos e verdades sobre a mesa de descompressão de hérnia na coluna

Mesa de Descompressão

Técnica utilizada na década de 70-80 em grande quantidade nos centros de ortopedia e fisioterapia. No decorrer dos anos, a mesa de descompressão ficou mais bonita e computadorizada.

No entanto, a partir da década de 90 estudiosos aprofundaram as pesquisas comparando o método a outros métodos convencionais (RPG, manipulação da coluna, aparelhos analgésicos fisoterápicos, alongamentos, fortalecimento do abdômen).

E o que nós estudiosos desconfiávamos foi confirmado por estudo recente (com mais 2000 pacientes com dor lombar aguda, sub-aguda ou crônica) publicado pela “Cochrane Collaboration” (www.cochrane.org), centro de referência mundial em pesquisa clínica, independente e sem fins lucrativos.

As conclusões sobre de tração da mesa de descompressão em pacientes com dor de coluna comparado às técnicas convencionais são:

- Nenhuma diferença da tração da mesa de descompressão utilizada de forma única na sessão comparado ao placebo (falsa tração) ou sem aqueles que não receberam nenhum tratamento.

- Evidência limitada que a tração é melhor do que o tratamento convencional padrão da fisioterapia.

- A mesa de tração não é eficaz para pacientes com histórico de dor de coluna.

Referências: 1. www.cochrane.org; 2. www.terapiamanual.com.br

3. Meus médicos indicaram cirurgia, o que faço?

Tratamento Cirúrgico

Em primeiro lugar, calma!

Lembre que 80-90% da população tem problemas na coluna e apenas 3-5% são cirúrgicos.

Trocando por miúdos... você tem 95% de chance de não precisar operar, basta você fazer um bom tratamento rápido de descompressão da raiz (terapia mecânica).

Saiba que muitas vezes a fisioterapia convencional, quiropraxia, massagem e outros não resolvem os casos mais complexos de dor de coluna!

4. É correto repousar mais que uma semana após uma crise de hérnia de disco?

Repouso Absoluto

Não, definitivamente não!

Estudos mostram que pacientes que ficaram mais de 10 dias em repouso absoluto, cama, não obtiveram resultados satisfatório e os pesquisadores observaram alto índice de afastamento do trabalho e depressão devido às dores recorrentes.

Ou seja, não percam tempo ficando totalmente parados, ligue e realize tratamento do disco o mais rápido possível.

5. Por que tomo remédio, mas minha dor não melhora?

Remédios Contra a Dor

Por que sua dor não é inflamatória e sim por compressão do disco na raiz do nervo.

Caso você não faça um tratamento específico (terapia mecânica do disco), sua dor será mensal e cada vez mais intensa e frequente.

6. Alongamento que meu médico indicou está correto?

Alongamento

Nós não recomendamos alongamentos quando há dor na coluna, principalmente se você tiver dor irradiada para glúteo e perna ou para o braço. É proibido alongamento com dores de nervo associada!

Já o foi comprovado que alongamento não previne e não trata lesões, principalmente coluna. Não se surpreenda com esta afirmação, há muitas evidências científicas apoiando.

Você deve estar me perguntando...Mas e lá na empresa, a ginástica laboral? Eu respondo... pois é, muitas condutas devem ser revistas!

O bloqueio no movimento é decorrente de alterações mecânicas no movimento e não encurtamento muscular. Outros estudos mostraram que pessoas que não tem dor na coluna também têm muito encurtamento muscular, ou seja, é um achado comum na sociedade moderna que fica o dia inteiro sentada na frente do computador.

7. Devo parar de praticar esportes porque tenho diagnóstico de hérnia de disco?

Prática de Esportes

Nunca!

A técnica de reposicionamento do disco da coluna (terapia mecânica), muitas vezes alivia 100% das dores em 2 sessões e o paciente é orientado em relação aos cuidados e exercícios domiciliares e retorna ao esporte em 1 semana.

8. Mesmo após a minha crise de dor passar, sinto que perdi movimentos, estou travado!

Dor Cervical

Esta é uma queixa comum dos pacientes que se automedicaram e houve a autorresolução da dor. Este “travamento” é uma das principais causa de dor recorrente na coluna. Algo não está correto, não é?

Então, o tratamento para recuperar a mobilidade da coluna se faz necessário o mais rápido possível, pois a mesma está pronta para travar novamente.

9. Os aparelhos de ultrassom, TENS, ondas curtas da fisioterapia são eficazes no tratamento da dor crônica de coluna?

Aparelho TEN

Não!

Estudos demonstram pouca eficácia destes procedimentos em portadores de dor crônica na coluna. Ao contrário, evidências fortes sobre a terapia mecânica do disco.

10. Calor ou frio na dor das costas e pescoço?

Bolsa de Gelo

Sempre calor.

Para qualquer dor de coluna utilize o calor, pois alivia as contraturas musculares e consequentemente a dor.

Portanto, não sofra de dor crônica de coluna! Ligue, esclareça dúvidas com o Dr. Eduardo Magalhães e agenda uma avaliação. (11) 5539-1770