Instituto Eduardo Magalhães

(11) 5539.1770

Fisioterapia nas Lesões de Joelho

Dr. Eduardo Magalhães é Uma das Referências Nacionais em Tratamento Fisioterapêutico das Lesões de Joelho

Lesão e Desconforto no Joelho

Artroscopia para Reconstrução do LCA

Fisioterapia Pós Operatória do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e Ligamento Cruzado Posterior do Joelho (LCP)

Na área de reabilitação dos ligamentos do joelho (Ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, meniscos) nosso serviço é recomendado por médicos cirurgiões especialistas devido ao protocolo fisioterapêutico ser diferenciado nos seguintes aspectos:

- Consegue recuperar rápido a musculatura da coxa e movimento do joelho sem afetar o enxerto do ligamento;

- Ganho de força muscular precoce sem prejudicar a cirurgia;

- Atendimento e elaboração de tratamento personalizado para cada paciente;

- Nosso protocolo segue os padrões utilizados nos grandes clubes de futebol do Brasil e Europa. Dr. Eduardo está no meio do esporte e recebe muitos atletas dos grandes clubes;

- Experiência clínica, tratamos mais de 100 ligamentos cruzados anteriores por ano, ou seja, em 8 anos tratamos mais de 800 ligamentos;

- Abandonar rápido as muletas, ou seja, independência física e retorno o quanto antes ao trabalho;

- Ganho de movimento articular sem dor e sem forçar o limite do paciente;

- Inicia a corrida em esteira com 2 meses e meio / 3 meses, pois a musculatura da coxa estará bem fortalecida devido ao nosso protoco ser diferenciado;

- Retorno ao esporte com segurança a partir do 5° mês.- Em caso da cirurgia do LCP, retorno previsto com 6-8 meses.

Ligue já e marque uma avaliação com o Dr. Eduardo Magalhães. (11) 5539-1770. Não perca esta oportunidade de se tratar com segurança e com o especialista em fisioterapia do joelho. A fisioterapia é tão importante quanto uma cirurgia!

Fisioterapia na Lesão de Cartilagem (condromalácea Patelar, Artrose de Joelho, Desgaste de Joelho, Osteoartrose de Joelho)

Fisioterapia na Lesão de Cartilagem

Cada vez mais frequente Dr. Eduardo Magalhães recebe indicações de muitos médicos especialistas em joelho devido as suas inovações recentes publicadas em revistas internacionais especializadas relacionadas ao tratamento fisioterápico nas lesões de cartilagem do joelho, recebendo premiações de melhor publicação no ano de 2010 nos Estados Unidos, na cidade de New Orleans.

Dr. Eduardo e seus parceiros em pesquisa da Santa Casa de São Paulo descobriram a eficácia dos músculos do quadril ao tratamento de pacientes com dor na cartilagem do joelho.

Em adição, quando associado um fortalecimento correto da musculatura de coxa e quadril sem acometer as estruturas lesionadas do joelho, os resultados são surpreendentes.

Muitos pacientes deixam de operar o joelho devido ao tratamento de excelência na fisioterapia.

As lesões de cartilagem do joelho são comuns em nossa prática clínica, sendo em média 50% de todos os atendimentos diários.

Estas lesões são caracterizadas por início insidioso (silencioso) acarretando em leves limitações como dor leve pós esporte, ao agachar, descer escadas, declives entre outras situações comuns no cotidiano.

Se não tratados corretamente, a lesão aumenta e consequentemente a dor também, impossibilitando a prática esportiva ou simples atividades do cotidiano como citado anteriormente.

Não espere seu joelho limitar seus movimentos ou afastar você do esporte, estas lesões de cartilagem tem tratamento quando feito adequadamente com fisioterapeuta especialista em joelho!

A cartilagem é um tecido que merece um atendimento qualificado do especialista em fisioterapia do joelho.

Conheça um pouco deste trabalho de excelência feito na Clínica do Dr. Eduardo Magalhães. Contato: (11) 5539-1770

Fisioterapia nas Lesões Meniscais do Joelho

Fisioterapia nas Lesões Meniscais do Joelho

O joelho é composto por 2 meniscos: medial e lateral. A lesão do menisco medial é a mais comum devido sua mobilidade restrita do joelho.

As principais funções dos meniscos são:

- Amortecer impacto interno no joelho;

- Melhorar a estabilidade do joelho;

- Nutrição da cartilagem;

O tratamento destas lesões pode ser de forma conservadora (fisioterapia especializada de joelho, dependendo da localização e tamanho da lesão) ou cirurgia, através da artroscopia do joelho.

Em média um tempo de recuperação após lesão ou artroscopia do joelho é de 2 meses. Neste tempo, o paciente reabilita a musculatura amortecedora do joelho (tronco, quadril e coxa), reestabelece o equilíbrio dos membros inferiores, corre em esteira com 30 dias e retorna ao esporte com 60 dias.

Quando associado lesões importantes de cartilagem, este período pode ser maior, em torno de 3 meses. Em casos de pacientes idosos, o protocolo é elabora com o perfil físico do mesmo visando o retorno ao dia a dia sem limitações físicas.

Ligue agora e agende uma avaliação com o Dr. Eduardo Magalhães. Recupere seu joelho com segurança! (11) 5539-1770

Fisioterapia para Tendinite do Joelho

Fisioterapia para Tendinite do Joelho

As lesões de tendão no joelho, a chamada tendinite do joelho, normalmente são decorrentes de esforço repetido no esporte (saltos ou corridas de longa distancia), trauma direto sobre o joelho, exercício errado na academia ou sobrepeso.

As tendinites do joelho mais comuns são: tendinite patelar, tendinite da pata de ganso, tendinite dos flexores do joelho, tendinite quadriciptal, e lesão do trato íliotibial.

Como funciona o tratamento do Dr. Eduardo Magalhães para tendinite de joelho?

Em primeiro lugar, gostaria que você entendesse que:

As tendinites de joelho, na maioria das vezes, não são de origem inflamatória. Agora você entendeu porque sua dor não melhorou somente com medicação e repouso?

Etapas do tratamento:

1. Nós estimulamos a microcirculação sanguínea local através de técnicas manuais para acelerar a cicatrização. Tendão não tem uma boa irrigação sanguínea e por isso é difícil cicatrizar sozinho! Tecido que tem pouco sangue, dificilmente cicatriza sozinho. Por isso, muitas pessoas desenvolve tendinite crônica.

2. Utilizamos o laser fisioterapêutico (veja a figura acima) para estimular as fibras de colágeno do tendão. Este aparelho é igual ao que os atletas utilizam nos clubes para reornar rápido ao esporte.

3. Realizamos o fortalecimento de baixa carga específico para remodelamento das fibras do tendão e liberamos o paciente para a prática esportiva ou atividades do cotidiano.

Ligue e agende uma avaliação com o Dr. Eduardo Magalhães. Seu caso pode ser resolvido rapidamente com um bom trabalho fisioterápico com o especialista do joelho! Telefone da clínica (11) 5539-1770.

Fisioterapia no Pós Operatório de Prótese Total de Joelho

Fisioterapia no Pós Operatório de Prótese Total de Joelho

Imagem da esquerda: Prótese de joelho. Imagem da direita: Artrose severa de joelho

A indicação de prótese de joelho é feita para os pacientes com 60 anos ou mais os quais não responderam bem ao tratamento conservador (acupuntura, academia, remédios para cartilagem, fisioterapia, hidroginástica, etc.).

Quando a cirurgia é bem realizada por médicos especialistas em joelho, o resultado tende a ser fantástico. E porque fantástico? Pois todas as limitações que perduraram anos, podem ser resolvidas em até 3 a 6 meses se feito a fisioterapia adequada!

E o que é fisioterapia adequada para prótese de joelho?

1. Realizar drenagem linfática manual para diminuir o inchaço do joelho e perna (nós realizamos na sessão);

2. Utilizar o aparelho CPM para diminuição da dor, evitar trombose vascular, diminuir inchaço e melhorar a mobilidade do joelho. É extremamente importante no pós operatório. Poucas clínicas em SP tem este aparelho. Nós disponibilizamos o mesmo na sessão sem acréscimo no custo!! Locamos também. Confira!!!;

3. Fortalecimento nas pernas para melhorar a caminhada e equilíbrio;

4. Promover independência o mais rápido possível, seguindo as recomendações médicas (Treinar caminhada sem muletas / andador, subir e descer degraus etc...) Evolução clínica de acordo com a tolerância do paciente, sem dor excessiva durante a sessão.

Portanto, não deixe de nos contatar. Não perca a oportunidade de reabilitar sua prótese de joelho (ou do seu pai/mãe) em uma clínica especializada em joelho! A fisioterapia é tão importante quanto uma cirurgia! Telefone: (11) 5539-1770.